blog wordpress.com ou wordpress.org mulher desesperada ao computador Tech With a Pointy Hat Ana Sofia Santana

WordPress é Complicado? WordPress.Com ou WordPress.Org?

Habitualmente quando falo sobre o WordPress com algum terapeuta a quem esteja a aconselhar a construção de um site, a reação quase imediata é:

Isso é muito complicado, não vou conseguir nunca criar um site, e muito menos aprender a mexer nessa coisa. E nem sei se devo escolher WordPress.Com ou WordPress.Org (o que raio é isso, de qualquer forma?)!”

Eu compreendo perfeitamente estas reações, pois existe imensa informação na internet, e a grande maioria dela é confusa e não está adaptada a quem não mexe regularmente com a tecnologia. 

O WordPress é complicado?

Não faltam na internet artigos ou vídeos a demonstrar como podemos criar um site em poucos minutos. E na verdade bastam realmente alguns minutos para ter um site em WordPress online! Na verdade não é complicado, basta saber como usar…

No entanto, para ter um bom site em WordPress online temos que seguir algumas linhas de orientação base, para que ele não se perca no meio do oceano de sites que existe actualmente online…

Aprender a utilizar o WordPress de forma correcta não só vai permitir que construas um site bonito e funcional, mas também conseguir que ele chegue ao teu cliente ideal, para que consigas passar a tua mensagem de forma clara.

Construir um site, sem saber a forma correcta de utilizar as ferramentas que temos à disposição, é receita para o desastre, isto é, pode ser a diferença entre teres um site sem visitas, e um site com visitas diárias, iterações e… clientes!

Quando se fala em construção de sites, existe imensa informação técnica sobre como usar uma série de linguagens de programação para fazer um site de raíz. Habitualmente com uma montanha de siglas “estranhas” que só os profissionais entendem, e que fazem desanimar.

Por isso aconselho a todos os pequenos empreendedores, como os terapeutas, a construção de um site em WordPress.

O que é o WordPress

“WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet (do inglês: Content Management System – CMS), baseado em PHP com banco de dados MySQL,[3] executado em um servidor interpretador, voltado principalmente para a criação de páginas eletrônicas (sites) e blogs online.”

in Wikipedia

Resumindo muito, WordPress é um software, que nos permite construir sites sem ter que mexer em programação e em siglas e linguagens estranhas (a não ser que queiramos). Boa? Vamos lá então perceber isto tudo um pouquinho melhor…

WordPress.Com ou WordPress.Org

pin wordpress.com ou wordpress.org Tech With a Pointy Hat Ana Sofia Santana

O segundo passo, depois da decisão de avançar com a construção de um site em WordPress, é escolher qual dos sistemas vamos usar, e há imensa confusão acerca dos vários “WordPresses” disponíveis. 

Ora então. WordPress é um software open source de CMS – content management system, como já vimos atrás (Open Source quer dizer que qualquer pessoa pode ter acesso ao software de forma gratuita e instalar no seu servidor pessoal). 

Este software está disponível de forma gratuita para fazer download no site wordpress.org. No entanto, este site não permite a criação de sites “dentro dele”! É apenas um site de distribuição do software, e de divulgação de artigos e de tutoriais.

O site wordpress.com é um serviço de blogs/sites grátis que usa o software WordPress como seu core, sendo possível criar sites e blogs de forma gratuita “dentro dele”, mas bastante limitados nas suas funcionalidades.

Para usar todas as funcionalidades do WordPress, e termos um site 100% funcional, teremos que instalar o software num servidor gerido por nós (o que não considero viável para 99% das pessoas), ou comprar um serviço de alojamento onde instalamos o software e alguém trata da parte da gestão do servidor.

Aqui entram os sites com serviços de alojamento, como o domínios.pt, ptisp.pt, siteground.com (que recomendo*), bluehost.com, entre muitos outros.

Resumindo:

  • WordPress é o software 
  • WordPress.org é onde podemos fazer download do software, ler artigos, tutoriais e instruções 
  • WordPress.com é um site de sites/blogs gratuitos (limitado) que usa o WordPress
  • Alojamento pago – é o local onde podemos construir o nosso site (sendo que a grande maioria dos serviços de alojamento – se não todos actualmente- têm como opção a instalação do WordPress )

Sites como Wix, Weebly, Squarespace e outros, permitem construção de sites de forma gratuita, mas o software que está por trás não é WordPress, é outro software proprietário de cada site. Não me vou alongar acerca dos serviços de construção de sites gratuitos (ficará para um outro artigo), no entanto fica o alerta para quem usa serviços como os que referi acima: se algum dia quiseres mudar de serviço, a migração dos sites construídos nesses serviços para outro é praticamente impossível de fazer sem refazer o site por completo.

E pronto, por hoje é tudo, gostava de saber que dúvidas tens acerca do WordPress, ou da construção de sites no geral!

* Link de Afiliado – Ao subscreveres ao serviço da siteground através deste link, eu recebo uma pequena comissão. É o serviço que eu própria uso, e que recomendo aos meus clientes!

Um website de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante).

Nesta checklist mostro-te quais os elementos em que tens que pensar, ainda antes de pensar na tecnologia e no design to teu site, e que vão definir o sucesso do teu site, e do teu negócio!

Recebe esta checklist website sem stress, updates, ofertas e informações relevantes. Respeitamos a tua privacidade.

2 pensamentos acerca de “WordPress é Complicado? WordPress.Com ou WordPress.Org?”

  1. Pingback: Tema WordPress: O que é e como escolher? ⋆ Tech With a Pointy Hat

  2. Pingback: É difícil criar um site ⋆ Tech With a Pointy Hat

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Insere o Teu Email para Reservares o Teu Lugar Grátis Agora:

ODEIO spam. O teu email está 100% seguro