Pão por Deus, Halloween, Samhain: o que significa este dia para o teu negócio?

Hoje é a Noite das Bruxas ou Halloween. Uma tradição tipicamente americana que temos vindo a “importar” aqui para o nosso cantinho à beira mar plantado… Em Portugal celebrou-se durante séculos a tradição do Pão por Deus, no Dia de Todos os Santos ou dos Fiéis Defuntos. Sabias que qualquer uma destas tradições tem como origem a festividade pagã do Samhain, isto é a Festa do Novo Ano Celta?

Samhain – a Festa do Novo Ano Celta

Samhain é uma palavra de origem celta, que significa: O verão acabou. Era tempo de guardar os frutos e vegetais colhidos e conservá-los para o Inverno que brevemente começa. Nessa altura havia apenas 2 estações, verão e inverno! Era o momento de separação entre o verão e o inverno, entre a luz e as trevas.

Acreditava-se que neste dia o véu entre os mundos era mais ténue do que em todo o resto do ano: faziam-se festas para honrar os entes queridos que já tinham partido, e até se colocavam pratos à mesa para eles. Quando saíam à rua iam “mascarados”, pois acreditava-se que desta forma os elfos e as fadas os iriam confundir com os mortos e não os levariam para o mundo deles.

Como surgiu o Halloween

O Halloween tem como base estas crenças, que foram importadas para as américas pelos povos europeus. Com o passar do tempo, as tradições foram-se perdendo, mas a tradição das máscaras na noite do mais ténue véu entre mundos ficou, originando o Halloween tal como nós o conhecemos hoje!

Celebração de Samhain

Hoje é dia de celebrarmos os ancestrais, os entes queridos que já partiram, e, porque não, celebrar também a luz e as trevas que em nós vivem, pois todos somos feitos de dualidade. Sem a sombra nunca conseguiríamos reconhecer a luz, e vice-versa!

Aproveita e medita, e pede apoio à tua ancestralidade, para te inspirar, para te ajudar a reconhecer as partes de ti que vivem lá atrás na tua linha do tempo, e que te podem ajudar agora a avançar, a caminhar nos teus projectos pessoais e profissionais.

Somos todos feitos de pedaços de muitas gerações, honremos todos esses seres que desbravaram caminho antes de nós!

O que significa este dia para o teu negócio?

Depois de tudo o que já referi atrás, já deves estar a adivinhar: este dia marca o início de um tempo em que deves analisar os frutos do teu trabalho, organizar o teu negócio e preparares-te para o tempo de reflexão que esta época pede.

Se falarmos no ciclo da natureza, o Samhain corresponde ao tempo de armazenamento das colheitas, criação das conservas que vão permitir ter alimento durante o inverno. Então, o que esta época pede é que entres dentro de ti, em comunhão contigo e com toda a tua ancestralidade, e que reflitas:

  • O que é que está realmente a funcionar no meu negócio, e que quero conservar para o futuro?
  • Que partes do negócio já não fazem sentido e que preciso deixar ir?
  • Que comportamentos estou a ter, que não permitem a evolução do negócio?
  • Que lições posso aprender com os meus ancestrais, que vão ajudar a avançar no meu projecto de coração?

Estas são perguntas que te podes fazer hoje, aproveitando estas energias que nos rodeiam e trazendo-as para aquilo que fazes.

Feliz Samhain!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Insere o Teu Email para Reservares o Teu Lugar Grátis Agora:

ODEIO spam. O teu email está 100% seguro