onde encontrar imagens para o website Tech With a Pointy Hat Ana Sofia Santana

Onde encontrar imagens para o website

Um dos dilemas que se tem quando começamos a criar um website, é que imagens devemos usar para o nosso website, e onde as encontrar. 

A primeira coisa que tenho para te dizer é: deves ter autorização para usar cada uma das fotografias que colocas online, ou porque são tuas, ou porque compras os seus direitos de utilização (ou usas fotos com direitos grátis, como os que refiro abaixo). Isto é super, mega, hiper importante! Não queres ter que estar a responder a processos legais daqui a uns tempos pois não?

Opções para as imagens

Tens várias opções para as imagens do teu website:

  • Tiras as tuas próprias fotos e vídeos com o teu smartphone ou máquina fotográfica (opção gratuita)
  • Tiras as tuas próprias fotos e vídeos com o teu smartphone ou máquina fotográfica, mas tens também um pequeno orçamento para comprar fotos e vídeos em bancos de imagens/vídeo pagos (opção baixo custo)
  • Tens um orçamento específico para 1 sessão fotográfica e fotos e vídeos stock (de bancos de imagens) (opção médio custo)
  • Tens um orçamento para duas sessões fotográficas e fotos e vídeos stock (opção mais dispendiosa)

Seja qual for a opção que escolhas, deves ter sempre os direitos para usar qualquer das imagens ou fotografias que escolhas no teu site e nas tuas comunicações.

Uma nota sobre fotos pessoais

Deves ter algumas imagens de ti, a olhar para a câmara, a sorrir. Podes ter algumas fotografias mais artísticas, mas deves ter uma ou duas (pelo menos), em que apareces de frente (ou de lado), a olhar para a câmara, e de preferência com um fundo branco ou claro, que possa ser trabalhada para qualquer fundo de site.

Edição de fotografias

Dependendo do tema escolhido, os tamanhos das fotos para cada item do site deverão ser diferentes. Entrando no Canva podemos criar fotos de todos os tamanhos que necessitamos. Devemos depois exportar as fotos em formato JPG, ou PNG se o fundo for transparente.

Fotografias para web

As fotografias que colocamos no nosso website devem ser o mais leves possível, para o nosso site abrir rapidamente. Depois de termos a foto no tamanho que queremos, devemos comprimir o máximo possível. Por isso devemos, depois de ter a imagem do tamanho que queremos, otimizá-la para fique o mais pequeno possível, mantendo a qualidade.

onde encontrar imagens para o website Tech With a Pointy Hat Ana Sofia Santana

Bancos de Imagens

Por fim, podemos ir buscar imagens a bancos de imagens, sendo que há algumas gratuitas e outras pagas. Os dois bancos de imagens gratuitas que mais uso são o Unsplash e o Pexels.

Se gostarias de comprar fotos stock, sugiro usar  iStock ou Adobe Stock. Para imagens direcionadas para serviços e produtos de bem-estar, existe o Wellness Stock.

Conclusão

O mais importante em relação às imagens que colocas no teu site é que tenhas os direitos para as usar. Em seguida deves criar imagens que tenham a ver com os conteúdos que estás a partilhar, como explico aqui. Por fim, as imagens devem estar de acordo com a imagem da tua marca! E assim tudo faz sentido, e tudo está em harmonia.

Um website de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante).

Nesta checklist mostro-te quais os elementos em que tens que pensar, ainda antes de pensar na tecnologia e no design to teu site, e que vão definir o sucesso do teu site, e do teu negócio!

Recebe esta checklist website sem stress, updates, ofertas e informações relevantes. Respeitamos a tua privacidade.

1 pensamento acerca de “Onde encontrar imagens para o website”

  1. Pingback: 12 Dicas para Criar um Site de Sucesso: Parte 1 ⋆ Tech With a Pointy Hat

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.