contacto mulher ao telefone Ana Sofia Santana Tech With a Pointy Hat

Qual o objetivo de um site? Já te perguntaste?

Quando tenho um novo cliente para construir um site, uma das primeiras perguntas que faço é: Qual é o objetivo do teu site? Para que o queres? Qual é a razão que te move a querer construir um site?

Raramente me conseguem responder a esta questão, ou respondem algo como: ouvi dizer que devo ter um, ou começam-me a descrever os benefícios dos produtos ou serviços que querem colocar nesse site. Ora, nenhuma destas opções define o objetivo de um site!

A razão para ter um site

Já falei noutro artigo, sobre a utilidade de um site, e porque devemos ter um. Hoje vou falar do passo seguinte: já decidiste que queres um site, e vais começar a planear a sua construção.

A primeira coisa que devemos fazer, é perceber qual a razão para que queremos ter um site. A verdadeira razão! Podes responder logo assim de repente, que a razão para teres um site é para que as pessoas te conheçam, ou para mostrar aquilo que fazes, ou muitas outras razões válidas, mas abstratas.

Tipicamente, para qualquer pessoa que esteja empenhada a criar um negócio de sucesso, a razão principal para se ter um site é a conversão de visitantes em clientes, seja por conversão directa (isto é, compram directamente algo no teu site), ou indirecta (tornam-se teus seguidores numa newsletter, por exemplo, e só compram mais tarde).

Porque muitos sites falham

Quantas vezes já chegaste a um site, seja através de um resultado de pesquisa ou por alguma recomendação, lês alguma informação que até te agrada, não vês mais nada que te chame a atenção e vais-te embora? 

Ou entras num site, e há tanta informação, tantos botões, tanto ruído, que te perdes e sais rapidamente para respirar melhor!

O que ambos estes tipos de site têm em comum, é não terem um objetivo claro, algo que, sem qualquer tipo de dúvida, “chame” os seus visitantes para executar alguma ação. A isto se chama, o objetivo de um site!

Como definir o objetivo de um site

Para definir o objetivo principal do teu site, tens de responder a 4 questões:

Para que queres um site?

Já falámos um pouco desta questão atrás, mas aqui vamos ser um pouco mais específicos. Um site para um negócio só deve ter uma de duas funções principais, e o primeiro passo é decidir qual.

  • Gerar leads (isto é, fazer com que os teus visitantes entrem na tua esfera de influência, seja pela subscrição a uma newsletter, subscrevendo um canal youtube, por exemplo);

ou

  • Vender algo (algum produto ou serviço que tenhas para vender).

O que é que estás a vender?

Vendes algum tipo de produto? Físico ou digital? Ou serviços? Cursos? Workshops?

O que é que estás a vender, que seja o motor principal do teu negócio? Podes até vender muitas coisas, mas há sempre uma que é a principal, e é nessa que te vais focar em primeiro lugar.

Não compliques, quanto mais ofertas tiveres, mais confuso vai ser o teu site!

Podes sempre ter produtos ou serviços que não estão directamente no site, mas que depois ofereces aos teus clientes, ou através da tua lista de emails!

Quem são os teus clientes?

Quem é o teu público alvo, e o teu cliente ideal? É para essa pessoa que vais falar, é para essa pessoa que vais criar criar os teus conteúdos. Para descobrires quem é esta pessoa (se não sabes já), observa o teu negócio até agora.

  • Quem comprou os teus produtos?
  • Como chegaram até ti?
  • Que feedback tens dessas pessoas?
  • Com quem gostas de trabalhar?
  • Com quem não gostas de trabalhar?

Define agora quem é a pessoa ou grupo de pessoas com quem queres trabalhar, e direciona toda a tua comunicação e a construção do teu objetivo, para essa pessoa.

Como queres que comprem os teus produtos/serviços?

Finalmente, tens de decidir como queres que os visitantes do teu site comprem os teus produtos ou serviços. 

  • Clicam num botão e vão directamente para uma página de checkout?
  • Preenchem um formulário para entrares em contacto mais tarde?
  • Agendam uma chamada para falares directamente com eles?

Estas são apenas sugestões, a ideia aqui é definires qual é o teu processo de venda, que deve ser simples tanto para ti como para o teu potencial cliente!

A fórmula mágica

Depois de responderes às questões acima, vais finalmente definir qual é o objetivo do site. Isto é, o que queres que as pessoas façam, qual é a ação principal que pretendes dos teus visitantes, para que este objetivo seja alcançado? Repara, esta ação tem de ser clara.

Então, qual é o objetivo principal do teu site? Qual é aquela ação que o teu cliente ideal tem de fazer primeiro, para iniciar o processo de venda que definiste atrás? 

  • Fazer com que as pessoas te contactem?
  • Vender produtos ou serviços?
  • Inscreverem-se nos teus eventos?

E de que forma concreta irás executar essa ação no teu site? 

  • Direcionando os teus visitantes para uma página de contacto?
  • Criar uma loja para vender os produtos ou serviços?
  • Criar um formulário de inscrição?

Existem 1001 formas de iniciar este processo, pelo que deverás escolher aquela que para ti faz sentido!

contacto mulher ao telefone Ana Sofia Santana Tech With a Pointy Hat

Por exemplo

No meu site, o objetivo principal do site é levar os meus visitantes a marcar uma sessão de descoberta inicial. Nessa sessão, que é realizada via zoom, conhecemo-nos mutuamente, e tento perceber se aquilo que a pessoa procura é algo que eu possa (ou queira) dar. E a partir daí entramos num diálogo que pode, ou não, levar à venda de um dos meus serviços!

Outra pessoa pode achar mais confortável ter um formulário no site, e incentivar os seus visitantes a preencher o formulário para que possam ser contactados mais tarde, com uma oferta tua!

Outro objetivo possível, é a inscrição na newsletter. Portanto, neste caso, aquilo que vai estar mais destacado em todo o site, será o lead magnet que leva à inscrição do visitante na newsletter.

Entendes a ideia?

Podemos ter mais do que um objetivo?

Voltando ao exemplo do meu site, o meu objetivo principal é que a pessoa agende uma sessão comigo, e por isso é esse o botão que está destacado, e aparece em vários sítios no site.

No entanto, o meu segundo objetivo é levar as pessoas inscreverem-se na newsletter, e por isso ofereço um lead magnet relevante para o meu cliente ideal.

Ainda tenho um terceiro objetivo, que é o de me dar a conhecer como profissional, e oferecer conteúdo de valor que possa ajudar as pessoas. Aí entra o blog! Não está em destaque, mas existe, e é também um objetivo do meu site.

A ideia de definir um objetivo, é definir qual é o principal, e trabalhar o site para que seja fácil para um visitante perceber esse objetivo.

Conclusão

Um site sem um objetivo claro, pode ser muito confuso, ter informação dispersa ou não direcionar os visitantes de forma clara para uma ação que pretendes que eles executem. Definir o objetivo de um site é fundamental no processo de planeamento do teu site, pois será um dos pontos fulcrais no desenho das páginas e do fluxo de informação que pretendes. 

Se ficaste com dúvidas, escreve nos comentários abaixo, ou entra em contacto comigo.

Se tiveres um site, partilha comigo qual é o seu objetivo!

Ana Sofia Santana, Criadora de Objetivos

Um website de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante).

Nesta checklist mostro-te quais os elementos em que tens que pensar, ainda antes de pensar na tecnologia e no design to teu site, e que vão definir o sucesso do teu site, e do teu negócio!

Recebe esta checklist website sem stress, updates, ofertas e informações relevantes. Respeitamos a tua privacidade.

3 pensamentos acerca de “Qual o objetivo de um site? Já te perguntaste?”

  1. Pingback: 12 Dicas para Criar um Site de Sucesso: Parte 1 ⋆ Tech With a Pointy Hat

  2. Pingback: 5 perguntas que deves responder para saber o que é importante escrever no teu site

  3. Pingback: Para que serve um site, e qual a sua utilidade para terapeutas ?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.