o que é seo e para que serve? ana sofia santana tech with a pointy hat

O que é SEO, e para que serve?

Quando se fala em SEO a primeira questão que surge é: afinal o que é isso, e para que é que serve? Afinal, o que é isso do SEO? 

Se preferires ver este artigo em formato vídeo, vê o vídeo abaixo.

SEO é a abreviatura de Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Pesquisa. 

Isto é: SEO é a forma de otimizar o teu conteúdo para ser encontrado pelos motores de pesquisa de forma orgânica. É também a forma que temos de fazer com que os motores de pesquisa entendam aquilo que queres transmitir às tuas pessoas

Porque é que o SEO é importante

O objetivo principal de ter um site ou de ter um canal do YouTube, ou mesmo até ter um podcast, é que as pessoas te encontrem. Os teus seguidores atuais não se multiplicam, vais querer que novas pessoas se encontrem e comecem a ouvir aquilo que eu tens para dizer, ou ler aquilo que tens para partilhar 

Podes, obviamente, fazer anúncios em que vais gastar algum dinheiro, para que o teu conteúdo chegue a mais pessoas. Mas a forma mais econômica, e que a longo prazo funciona melhor, é mesmo otimizar o nosso conteúdo para SEO.

O que preciso saber de SEO?

Claro que existem especialistas de SEO, que vivem só de fazer a otimização dos conteúdos dos clientes para os motores de pesquisa. Nesses casos, a implementação de todas as regras para os motores de pesquisa pode-se tornar bastante complexa.

No entanto, aquilo que vai fazer toda a diferença no teu site, e no teu projeto, é otimizar, individualmente:

  • cada artigo que crias para o blog;
  • cada página do teu site;
  • cada vídeo que publicas no YouTube;
  • cada artigo que publicas na tua loja;
  • cada episódio do teu podcast.

Na verdade, cada peça de conteúdo que crias, e que partilhas com o mundo, deve ser otimizado, para que os motores de pesquisa entendam aquilo que tens para dizer!

Como é que eu faço isto?

A forma de implementar isto vai depender da plataforma que tu uses. Para otimização de sites em WordPress eu costumo recomendar o Yoast SEO, que de forma muito simples permite otimizar cada peça de conteúdo que crias para o teu site, preenchendo alguns campos básicos:

  • Qual é o assunto do artigo ou da página?
  • Para quais palavras chave estás a querer que os motores de pesquisa olhem?

Ao prepararmos os nossos conteúdos desta forma, já estás no fundo a dizer aos motores de pesquisa, sobre o que é que estás a falar. E quando houver alguém a pesquisar sobre esse assunto, a probabilidade da tua página aparecer nos resultados das pesquisas aumenta.

O meu site vai já aparecer na pesquisa do Google amanhã?

Claro que isso não vai acontecer de um dia para o outro. Os especialistas dizem que demora entre 6 meses a 1 ano para as nossas páginas começarem a aparecer nas pesquisas, se publicares conteúdo de forma consistente. Estamos a falar dum trabalho a longo prazo.

Se estás a criar um projeto a sério, não estás à espera que ele funcione só durante os próximos meses! Vais querer que ele funcione durante muito mais tempo do que isso, certo? Este é um trabalho, que a longo prazo vai trazer um retorno muito maior do que estar todos os dias a publicar nas redes sociais conteúdo que amanhã já não será encontrado por ninguém. 

Ao criar conteúdo no teu site, ou no teu blog, e otimizá-lo para o SEO, o que vai acontecer é que esse conteúdo vai poder ser encontrado durante muitos anos, vão continuar a haver pessoas que o podem encontrar e chegar até a ti através desse conteúdo.

o que é seo e para que serve? ana sofia santana tech with a pointy hat

E se aquilo que partilhei há 3 anos já está desatualizado?

Deves sempre ir atualizando os conteúdos para que eles sejam o mais úteis possível para as tuas pessoas! Ao atualizar e melhorar cada peça de conteúdo, vais estar a dar mais valor, e vais estar a ajudar os motores de pesquisa a decidir que aquilo que tens para partilhar é relevante para as pessoas que usam estas ferramentas de pesquisa.

Conclusão

Não é preciso começar a stressar com o SEO!

O SEO pode ser tão complicado quanto tu queiras que seja, mas se começares com algo simples como para cada artigo, página, ou vídeo otimizar apenas esse artigo, página, ou vídeo, podes ter a certeza que daqui a uns meses já vais estar um passo à frente do que muitas pessoas que estão à tua volta, e que não estou a fazer isto.

É claro que pode sempre melhorar no futuro, podes sempre aplicar outras técnicas que que vão melhorar o teu SEO, mas para começar basta isto.


Queres aprender mais? Tens agora a oportunidade de adquirir a Masterclass que dei a um grupo de clientes sobre este tema.

Masterclass SEO Descomplicado para Websites

Aprende os básicos para otimizares o teu site para se seja encontrado pelos motores de pesquisa.

Nesta Masterclass vais aprender:

  • O que precisas fazer, ainda antes de criares as tuas páginas, para que os teus textos sejam encontrados por quem estiver a fazer pesquisas no Google;
  • O que precisas fazer, no teu site em WordPress, para usar a informação que recolheste atrás e configurar as tuas páginas para que o Google entenda do que estás a falar.

Um website de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante).

Nesta checklist mostro-te quais os elementos em que tens que pensar, ainda antes de pensar na tecnologia e no design to teu site, e que vão definir o sucesso do teu site, e do teu negócio!

Recebe esta checklist website sem stress, updates, ofertas e informações relevantes. Respeitamos a tua privacidade.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Insere o Teu Email para Reservares o Teu Lugar Grátis Agora:

ODEIO spam. O teu email está 100% seguro