multipotencialidade

Multipotencialidade, ou a capacidade de fazer muitas coisas diferentes

Escrevi uma versão deste artigo no início de 2020, ainda antes da loucura de ano que todos tivemos a partir de março… Na altura em que escrevi este artigo estava activamente a publicar num outro site, maioritariamente sobre terapias holísticas, e estava no início da minha jornada duma ideia que se veio a tornar neste site.

Mais de um ano depois, cada vez me sinto mais conectada com esta ideia de que temos que fazer aquilo com o qual nos sentimos bem, mesmo que isso signifique às vezes mudar de rumo, ou fazer coisas improváveis. E esta ligação com todas estas coisas que eu sou, às vezes não é fácil de gerir!

Nos últimos tempos tenho voltado a ouvir bastante a Emilie Wapnick, e a ler bastante sobre isto da multipotencialidade, e por isso resolvi reaproveitar este meu artigo!

Um pouco sobre a minha vida

Ao longo da minha vida sempre gostei de muitas coisas diferentes. Gostava de ler e escrever, gostava de desenhar, gostava de jogar ao berlinde com os rapazes, e de jogar à apanhada com as raparigas. A música variava entre vários géneros, desde a clássica ao heavy metal. Tanto estava a aprender a bordar como a fazer desenhos com programação e um computador.

Por causa dos meus gostos diversos, sempre me dei bem com todas as pessoas. O grupinho dos metaleiros, dos motards, dos “bétinhos”, dos aspirantes a músicos, enfim… Acho que dá para perceber a ideia. Dava-me bem com todos, tinha amigos em todos. Eles não se misturavam, mas eu misturava-me com todos.

Até que esta minha característica começou a “fazer mossa”, quando me começaram a perguntar, mais a sério, afinal o que queria fazer quando “fosse grande”…

Fiz testes psicotécnicos, fiz aconselhamento de carreira (na altura faziam disso nos liceus, não sei se ainda fazem!)… e não cheguei a conclusão nenhuma. E os próprios profissionais que nos acompanhavam diziam: Pois, a Ana realmente não tem uma vocação específica… Dá para qualquer coisa! Olhe a sua sorte… só que não.

Numa sociedade em que se valoriza, cada vez mais, a hiper-especialização, em que todos têm que ser qualquer coisa, ter um título qualquer, sempre me senti assim uma ave rara qualquer.

Mas escolhi “a minha profissão”, estudei, empreguei-me, e vivi uma versão reduzida de mim mesma durante mais de duas décadas. Até que o chamado de me reencontrar foi mais forte, e virei costas à tão aclamada profissão de futuro e segurança (aparente).

Tinha “virado costas ao futuro”! E agora?!

Vim ter a uma “nova profissão” de trabalhar os outros através do movimento holístico, mas continuamente com aquela sensação de que “falta algo”. Com a sensação de que me estava, novamente, a reduzir, a limitar.

Por essa altura, ouvi esta TED Talk, e fez todo o sentido na minha vida. Deixo-te aqui o link, e convido-te a ouvir com atenção. Para mim fez-se aquela luz de saber que não sou louca, que não estou sozinha, e que devo abraçar com toda a minha alma este ser complexo e multipotencial que sou.

E assim nasceu a Tech With a Pointy Hat, num esforço de juntar duas áreas que me apaixonam, num “casamento” improvável e muito interessante (pelo menos para mim!).

O que me traz o futuro? Não sei. Mas também não estou muito preocupada com isso… Decidi abraçar o ser multidimensional que sou, e explorar todas as vertentes que me fizerem sentido. E se, de vez em quando, aparecerem artigos ou coisas que parecem assim meio “estranhas” ou “fora do sítio”, é por esta razão.

Eu sou uma multipotentialite orgulhosa de quem sou, e quero partilhar contigo as coisas que vou fazendo. Vamos?

E tu? O que achas deste assunto? Conta-me tudo…

O primeiro passo para um projecto de sucesso é teres a tua visão bem presente no teu coração!

Criei uma meditação que te vai ajudar a chegar à tua visão para os próximos 10 anos. Nesta meditação irás ter acesso ao teu subconsciente, ao teu coração (a sede da tua Alma), e vais conseguir ver, sentir ou imaginar a tua visão de vida, aquela que te vai permitir estar em equilíbrio em todas as áreas da Roda da Vida! No final terás a visão da vida que Tu Mereces, e que Realmente Desejas!

Recebe esta meditação de criação de visão, updates, ofertas e informações relevantes. Respeitamos a tua privacidade.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Insere o Teu Email para Reservares o Teu Lugar Grátis Agora:

ODEIO spam. O teu email está 100% seguro